1 de abril de 2009

Intro e Criação de Personagens

Bem, olá a todos e tal. Bem-vindos ao meu canto neste blog. Sou a mais recente vítimas destes dois DMs e vou andar práqui a escrever umas ideias.

Até gostava de manter um diário IC como os outros jogadores tão a fazer mas não posso porque o meu personagem não sabe escrever. Por isso vou mandar uns filetes sobre o sistema de jogo e assim.

Antes de mais nada, vou aproveitar para falar um bocadito da minha experiência como jogador. Já ando nos PnPs há bastantes anos. Já joguei em muitos sistemas diferentes e conheci montes de estilos de jogar DMar. Portanto, esta cena de RPG sem classes não é nova para mim. Aliás, até gosto bastante. Decidi optar por um personagem muito parecido com o Bárbaro de DnD 3.5 porque tava com bastantes saudades de jogar um personagem desses, que é provavelmente o meu estilo preferido - o brutamontes pouco inteligente que quer resolver tudo à porrada.

Portanto, para mim, a criação do personagem foi fácil. Já tinha bastantes ideias e o trabalho com o DM foi bastante rápido. Como o sistema está fortemente baseado em 3.5, foi fácil criar todas as habilidades que eu queria. Infelizmente o resultado final ficou um bocado desiquilibrado (forte demais - eu sou bom!) e acabamos por fazer uns ajustes na segunda sessão. Mas por mim foi fixe porque ainda fiquei mais próximo do meu conceito.

A única cena da criação de personagens que gostei menos foi o processo de escolher guilda - ou melhor a falta dele. Acho a ideia de sortear a Guild um bocado infeliz. Percebo que os DMs queiram impedir os jogadores de escolher uma guilda meramente pelas stats ou então escolher uma guild e depois não conseguir jogar um personagem que lá encaixe. Mas isso se calhar resolvia-se melhor escondendo as stats da guild e explicando bem aos jogadores o que seria esperado deles na guild. Pessoalmente, acho que o Skaar dava um Gruul maravilhoso mas não quis arriscar que ele calhasse nos Azorious ou Selesnya. Com a minha sorte, era logo isso...

Para terminar, deixava a solução de arranjar um sistema um bocado mais estruturado para construir personagens de "nível 1" - talvez alguma coisa baseada em pontos ou assim? Eu fiquei muito satisfeito com o personagem que construí mas as coisas não são lá muito fáceis de balancear assim. Outra coisa que se podia fazer era atribuir um custo qualquer a pertencer a uma Guild e assim os jogadores já podiam escolher as suas (quero experimentar um Rogue Orzhov mais tarde).

É tudo por agora. Prá próxima falo do processo de "levelling" que também acabou por ser feito juntamente com a criação de personagem por eu ter entrado mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário