26 de abril de 2009

Novo sistema de XP

Ficou decidido um novo sistema de XP, que vou agora passar a explicar.

Primeiro, cada DM é responsavel por 3 jogadores, em caso de duvida sobre habilidades da sua personagem, devem dirigir-se ao seu DM.

Eu sou responsavel das personagens do Luís, Marcio e Vitor. O Martinho fica com as personagens do Tiago, Jorge e Cristiano.

Este sistema, também provoca alterações directas nas Source of Powers e na escolha da guilda.

Agora no momento de criação da personagem, é possível escolher a Guilda, para aqueles que não o poderam fazer e não tem guilda, se estiverem interessados em integrar uma, falem com o seu respectivo DM e algo se a de arranjar.

Agora as Source of Powers são: Offensive, Defensive, Skill, Magic e Guild.

Cada jogador escolhe 3 Source of Power, com uma excepção, quem tem guilda escolhe 2 e fica com Guild automaticamente escolhido(Guild só pode ser escolhido para personagens que integrem uma guilda). Após escolher as Source of Power é necessario atribuir prioridades, isto é, ordenem as SoP da mais importante para a menos importante consoante aquilo que encaixa melhor no vosso conceito. Para quem tem Guild, esta fica automaticamente como a menos prioritaria.

De 3 em 3 sessões, são atribuidos pontos de XP, estes são de acordo com as prioridades das SoP. A prioridade mais alta recebe 3, a do meio 2 e a ultima recebe 1.

Agora os pontos podem ser utilizados para melhorar os seguintes aspectos da personagem:

Offensive:

  • Strength Attack, custa 1 e melhora os ataques que usam Strength em 1.
  • Dexterity Attack, custa 1 e melhora os ataques que usam Dexterity em 1.
  • Damage, custa 2 e aumenta o dano de todas as armas em 1.
  • Weapon Expertise, custa 1 e melhora o attack e dano com uma arma especifica em 1, mas cada personagem só pode ter uma Weapon Expertise por arma.

Defensive:

  • Saves, custa 1 e melhora todos os saves em 1.
  • Hit Points, custa 2 e aumenta os HPs em 1.
  • Defensive Options, custa 1 e aumenta em 1 a defesa de uma opção defensiva(Dodge, Block ou Parry)

Magic:

  • New Spell, custa 2 e a personagem aprende um spell novo.
  • Strain Limit, custa 1 e aumenta a Strain Limit em 1.
  • Magic Ability, custa 2 e a personagem aprende uma habilidade relacionada com a magia.(Spell focus, Color afinity e cenas do genero)

Skill: 1 ponto aumenta em 1 uma skill. Mas quando a personagem é criada e recebe os seus primeiros pontos de skill, estes podem ser usados para treinar skills.

Guild: As habilidades variam bastante de guilda para guilda, por isso, DM e Jogador vão ter de trabalhar em conjunto para atribuir habilidades que encaixem tanto na guilda com no conceito da personagem.

Outra coisa importante neste sistema de é o Cap. O Cap é o numero de pontos maximos que podem ter investidos num unico aspecto. Para já ainda não encontrei uma formula adequada para colocar Caps, por isso, o DM é que deve colocar Caps nas personagens que é responsavel.

Os concept points desapareceram, mas isso não quer dizer que cada personagem não tem habilidades proprias. As Concept Features, são atribuidas no momento da criação da personagem e dependendo de como correr esta experiencia com o novo sistema de XP, poderei ou não dar um Concept Point, de X em X sessões.

Se tiverem duvidas, falem com o vosso DM, só para esclarecer à proxima sessão será a número 11 e após a sessão seguinte serão atribuidos os primeiros pontos de XP com este sistema.

Lembrem-se que este sistema está a experiencia, espero que não sejam necessarias muitas alterações, mas só testando é que podemos verificar isso.

Estou disposto a debater certos aspectos deste sistema e a inserir alterações baseadas nas vossas opiniões. Mas tudo se deve resolver com calma, todos tem direito a comunicar aquilo que acham, mas se esta for expressa de forma violenta, eu abandonarei imediatamente este projecto.

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