19 de abril de 2009

Classless Ravnica, após 9 sessões.

Após nove sessões de Classless queria deixar aqui a minha opinião, nem tanto uma opinião, mas sim um desabafo. Quando o Martinho me falou dos Concept Classless, pela primeira vez, eu pensei, "humm.. ideia interessante e fixe, mas como raio é que o DM vai abjudicar isso?". Eu nessa altura ainda era apenas jogador, e não tinha nenhuma experiencia de DMing... (ainda hoje não tenho muita...).

Quando decidi criar uma campanha classless, ja tinha alguma experiencia em analisar aquilo que é Overpowered, o que acontecia montes de vezes em D&D 3.5, aquilo que o Martinho tinha escrito sobre classless parecia resolver isso. Não havia um trilhão de opções por ronda, mas o combate continuava muito interessante. Quando fizemos os testes, isso tinha ficado provado, o combate era muito mais movimentado que em D&D e a party tinha mesmo de agir como uma... pois tinham acabado os One Men Army. No inicio todos os PCs tinham aquilo que pretendiam com a personagem, e então pensei que não ia ser assim tão dificil arbitrar o desenvolvimento de cada uma. Mas recentemente, tem me parecido uma tarefa impossivel, pois desculpem mas tenho de ser franco convosco, no inicio voces tinham efectivamente conceitos, agora quase todos voces vem o vosso conceito como um conjunto de numeros, e a cada sessão que passa voces queram mais numeros e ouço criticas quando tento repor algum equilibrio. O equilibrio que Classless Concepts era suposto introduzir.

Agora que os voces tem acesso aos meus concept ja sabem aquilo que eu pretentia que os personagens de classless fossem. Eu desisto, eu não volto a analisar as vossas habilidades e a pensar como torna-las equilibradas, se o Martinho quiser faze-lo, optimo, senão por mim até podem tem 10000 HP e 200 de Attack bonus. A unica coisa que vou fazer é a medida que os vossos personagens crescem em poder, os monstros irão ficar mais fracos... até que voces se fartem de bater em ceguinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário